Mensagens dos cultos

5º domingo de Epifania - Mt 5.12-20
Na última semana, o Brasil viveu uma nova onda de apagão elétrico. Mais de oitenta cidades foram afetadas pela falta de energia. O que ocorreu , não se sabe ao certo, talvez a onda de calor que assola o sul do Brasil e causa uma estiagem anormal em nossa região, pode ser um dos motivos para este apagão. O aumento no consumo de energia para poder suprir de melhor conforto as pessoas, atingiu o limite da produção e criou a queda no fornecimento.
Quem hoje conseguiria viver como se vivia a mais ou menos duzentos anos atrás? Talvez nem tão longe no tempo, no Brasil até metade do século XX a energia elétrica nas casas era muito raro, especialmente se fosse em regiões fora dos grandes centros urbanos. Até hoje há comundiades isoladas no Brasil que não tem energia em suas casas. E quando tem são produzidas por geradores.
Na época de Jesus a luz que iluminava as casas era produzida a partir do óleo de oliva ou da gordura da ovelha, basicamente. Lamparinas eram colocadas em suportes altos para poder iluminar as casas com o menor número de lamparinas possível. E jamais uma pessoa em sã consciência, colocaria uma destas lamparinas debaixo de sua cama, uma porque a luz não se irradiaria pela casa como deveria, outra porque poderia colocar em risco a casa, se um incêndio ocorresse.
Todo o cristão quando é batizado recebe em si a fé. Fé dada àquele indivíduo por obra do Espírito Santo. E esta fé é a luz de Cristo que se irradia no mundo e que deve ser vista por todas as pessoas.

Cristo nos orienta que jamais, em momento algum, devemos esconder a nossa luz. Nestes tempos de escuridão em que é muito mais fácil, e politicamente correto, ser do mundo e fazer as coisas do mundo, e se acaso não fizermos o que o mundo nos manda, somos discriminados, ofendidos, humilhados e tachados de loucos religiosos.
Da mesma forma, quem pensasse diferente do que a sociedade judaica dizia, estava fora da ordem. Jesus estava fora da ordem. No entanto, esta nova ordem de Jesus é absolutamente baseada nas sagradas escrituras, esta é a diferença.
O cristão de hoje, que esconde a sua fé do mundo, não deve ter a consciência de que ele deve ser o fator diferencial deste mundo. E nós nos escondermos, colocarmos a nossa fé embaixo de nossas camas e fazer parecer que somos pessoas que vivem da mesma maneira que os outros, então é porque já não temos mais nem aquela fé que escondemos.
Cristãos, meus irmãos, nós somos o sal e a luz deste mundo, se nós não nos colocarmos e nos portarmos de forma diferente neste mundo, não haverá esperança para ninguém. Nós podemos mostrar a nossa luz a todos, sem constrangimento e sem medo. Porque não é a nossa luz que estará sendo vista, mas a luz de Cristo que brilha dentro de nós.
E, certamente, temos um excelente motivo para, ainda hoje, sair daqui e começar a fazer a diferença para as pessoas. Há muita gente lá fora esperando por socorro, pessoas que estão em desespero, necessitadas de uma palavra de conforto e esperança. Façam a diferença na vida delas, mostrem a elas o que realmente é importante neste mundo.
Diz no texto de Marcos 13.13: “Todos odiarão vocês por serem meus seguidores, mas quem ficar firme até o fim será salvo”.
Vocês não precisam ser aceitos por todos, porque há muitos que odeiam os cristãos e muitos mais odeiam  os cristãos fiéis, que rejeitam as coisas do mundo para viver uma vida dedicada a Deus, que colocam Deus em primeiro lugar nas suas vidas. Mas o consolo é que embora muitos nos odeiem, há um que nos ama e se nós formos fiéis a Ele até o fim, estaremos com Ele no paraíso.
Não precisamos ter a aprovação do mundo, não precisamos ser iguais aos demais, não precisamos nos mundanizar para sermos admirados. Todos os filhos de Deus que buscam em Deus o refúgio para as suas angústias, frustrações e sofrimentos e não confiam em sua própria força humana, mas na força de Cristo, estes é que deveriam ser admirados pelas pessoas ao nosso redor. E se isso acontece, a glória é de Deus, pois você fez somente o que Cristo pediu, e manteve a sua luz visível ao mundo, sendo o farol para que outras pessoas possam chegar à salvação, encontrando Jesus.
Alegrem-se e exultem, se forem perseguidos por serem cristãos, e não tenham vergonha de ser o que são. Bem aventurados os que sofrem perseguição por causa do nome de Cristo, porque deles é o reino dos céus. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário